Campanha


Computadores: Diagnóstico informático
Os diagnósticos associados aos computadores podem ajudar a identificar qualquer problema ou falha que os computadores apresentem quando estão a ter problemas. Os diagnósticos são utilizados para testar o sistema do computador, que inclui a BIOS e a memória, o software e até o hardware ligado ao computador.

Os tipos mais comuns de problemas ocorrem quando o computador está com poucos recursos, que podem ser uma quantidade reduzida de RAM ou de espaço em disco.  Estas condições são muito comuns e geralmente resultam num computador muito lento.  Isto pode ser facilmente resolvido, tudo o que tem de fazer é desfragmentar o disco rígido e livrar-se de alguns programas e ficheiros que já não utiliza ou precisa.

Quase todos os tipos de software de diagnóstico de computadores podem encontrar e corrigir praticamente qualquer problema que esteja a ter.  Normalmente, começa com uma análise da BIOS e continua a partir daí. O software de diagnóstico do PC pode determinar muito a partir da BIOS, desde as definições comuns até às que têm um grande impacto no arranque e no desempenho.

Independentemente do que fizer, nunca deve modificar ou mexer nas definições da BIOS, pois isso pode levar a problemas graves.  Se planeia modificar ou mexer na sua BIOS, deve sempre criar uma cópia de segurança primeiro, para o caso de algo correr mal.  As definições da BIOS podem ser muito complicadas, embora sejam responsáveis por muitas coisas relacionadas com o seu computador.  Se nunca esteve na BIOS antes, não deve modificar nada dentro dela.

Dependendo do programa de diagnóstico que estiver a utilizar, haverá várias funcionalidades diferentes disponíveis.  Atualmente, dois dos mais populares são o Norton Systemworks e o PC Doctor.  Ambos os programas oferecem software de diagnóstico completo, bom para corrigir praticamente qualquer programa de computador relacionado com software que possa imaginar.   

Após executar o programa, poderá selecionar o teste de diagnóstico que pretende executar.  Alguns oferecem uma análise completa do sistema, que analisa todo o computador e, em seguida, apresenta quaisquer problemas que tenha.  Após apresentar os problemas, o software dá-lhe normalmente a opção de os resolver.  Desde que o problema não seja grave, o software de diagnóstico pode geralmente resolvê-lo.

Os problemas mais complicados, como falhas de hardware ou falhas no disco rígido, são uma história totalmente diferente.  Estes problemas requerem um técnico com muita experiência, que possa reconstruir o hardware. O software de diagnóstico pode comunicar-lhe problemas de hardware, embora na maioria das vezes não seja capaz de os resolver.

Existem outros programas de diagnóstico que podem ser executados após o arranque ou reinício do computador e que verificam tudo a partir da BIOS.  Estes tipos são ótimos, embora os tipos como o Norton e o PC Doctor sejam de longe superiores.  Oferecem muito mais funcionalidades, incluindo desfragmentação, limpeza de cache e a opção de eliminar os ficheiros temporários da Internet.  Estas funcionalidades são ótimas, especialmente se não for do tipo técnico.

Por mais do que uma razão, o software de diagnóstico informático é a forma ideal de encontrar e evitar problemas com o seu computador. O Norton Systemworks também lhe oferece o Ghost, que é a forma perfeita de fazer cópias de segurança dos seus dados.  Pode fazer cópias de segurança de determinados ficheiros ou simplesmente fazer cópias de segurança de todo o disco rígido.  O Systemworks e o Ghost são muito fáceis de utilizar, mesmo que o utilizador seja completamente inexperiente em computadores.  Por tudo o que oferecem — os programas de diagnóstico informático são a forma ideal de prevenir problemas antes que eles aconteçam.

Boratec

Bloguer

Dedica-se a ajudar as pessoas a acompanharem as novidades do mundo da tecnologia, descobrirem que produtos melhoram as suas vidas e como eles funcionam.


Comentários

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a fazer um comentário.